Luanda – A companhia área da Turquia Turkish Air Cargo anunciou o início das operações de transporte de cargas diversas de e para Angola, a partir desta quinta-feira (15), através da empresa West Wings Angola, que apresentou ao público, hoje, em Luanda, a transportadora turca.
De acordo com o presidente do Conselho Executivo da West Wings Angola, El Hady Bedi, a companhia turca vai transportar cargas diversas produzida em Angola, com realce para os recursos minerais e pesqueiros, fortalecendo as relações comerciais dos dois países.
Adiantou que a Turkish Air Cargo vai continuar a focar-se, essencialmente, na criação de estratégia para se afirmar como líder no mercado de transportação, fornecendo um serviço de carga fiável e atempada a favor dos clientes.
Na ocasião, o CEO reconheceu que, apesar dos desafios que a Região Austral de África enfrenta, Angola está afincada na estabilidade económica.
Por seu turno, o embaixador da Turquia em Angola, Mahammet Mustafa Çelik, disse que, com a referida iniciativa, espera-se que a Turkish aumente os seus voos e as frequências semanais entre Luanda e Istambul.
Considerou Angola como um dos países estratégicos para a Turquia, sublinhando que as relações económicas entre os dois países são excelentes, mas precisa-se melhorar, convidando empresários turcos a investirem no país.
O diplomata lembrou que, em 2023, por razões globais, houve baixa nas trocas comerciais entre Angola e Turquia, mas estão a trabalhar para aumentar a capacidade dos serviços, no período 2024/25.
Fundada em Ancara, a 20 de Maio de 1933, com a designação de State Airlines Administration, a Turkish Air Cargo oferece serviços para 130 países, sendo a marca de carga com crescimento mais rápido no mundo.
Actualmente, a transportadora área opera com uma frota de 456 aeronaves e oferece serviços de carga aérea para mais de 340 destinos a nível mundial. MGM/QCB