Uíge - A província do Uíge vai acolher sexta-feira, 10, o primeiro Fórum Provincial de Governança da Internet, a fim de aperfeiçoar as ferramentas para protecção de ataques cibernéticos.
O evento surge três meses após a iniciativa da expansão destes fóruns ter sido anunciada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, durante o primeiro Fórum de Governança da Internet em Angola, realizado em Luanda.
Em declaração à ANGOP, nesta quarta-feira, o director do Centro Tecnológico do Uíge, Virgílio Cordeiro João, explicou que o evento, que prevê a participação de 600 estudantes e gestores públicos e privados, vai juntar vários especialistas de Angola, Brasil e Portugal, para partilha de experiências sobre a protecção de ataques cibernéticos.
Referiu que os desafios do Governo angolano e da província do Uíge é capacitar os cidadãos em matérias de inteligência artificial, implementação da governação electrónica, bem como dinamizar os serviços de internet.
Para a sua concretização, acrescentou, foi implementada a realização de fóruns provinciais sobre Governança da Internet, uma iniciativa que servirá para auscultação das comunidades e recolha de contribuições para o desenvolvimento tecnológico, bem como o melhoramento desta ferramenta no país.
O fórum, que terá a duração de um dia, prevê, no período da manhã, uma apresentação sobre o “Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade Moderna” e duas mesas-redondas sobre “A importância da Internet na Sociedade Moderna e a Promoção do uso Responsável e Inclusivo da Internet”, e “Os desafios da Inclusão Digital e o Acesso às Tecnologias de Informação para a Província”.
Para a sessão da tarde, está previsto um seminário de capacitação sobre cibersegurança para não especialistas, assim como uma apresentação sobre “Internet Segura: Desafios da Segurança e Privacidade na Vida Digital” e ainda o acto de entrega dos certificados aos participantes do seminário.
Virgílio Cordeiro João considerou importante a formação, justificando que, com a evolução das novas tecnologias de informação e comunicação, o risco as instituições sobre os ataques cibernéticos é maior e, para a sua prevenção, considerou importante a capacitação do capital humano, criação de recursos técnicos, a capacidade na utilização de softwares e antivírus genuínos, evitar baixar outros aplicativos nas plataformas digitais, entre outras recomendações.
Quanto aos desafios da província do Uíge na inclusão digital, o responsável apontou a criação do centro de formação tecnológico, promover a cultura de manejo das tecnologias de informação, bem como a expansão dos serviços nos municípios de Sanza Pombo, Maquela Zombo, Mucaba, Bembe e Quimbele.
O Fórum de Governança da Internet em Angola (FGI.AO), ao qual se enquadra o Fórum Provincial de Governança da Internet, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), que visa abordar o processo de estabelecimento de regras, regulamentações, políticas e princípios que orientam o uso, desenvolvimento e administração da Internet à escala global, regional e nacional. EPP/JAR