Caála – Os inventores angolanos Ricardo Figueiredo e Hélder Silva representam, entre 27 e 30 do corrente mês, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) na Feira Internacional de Ciências, a decorrer na Alemanha, soube a ANGOP.
Segundo o inventor, Ricardo Augusto Antunes Figueiredo, a viagem para Alemanha está prevista para 25 do corrente mês, com trânsito em Lisboa, Portugal, com objectivo de representar, em companhia do outro inventor angolano Hélder Silva, a CPLP na exposição internacional de ciências, com obras por si criadas.
Entre os projectos apresentar, disse, consta o purificador de ar permanente em escolas e escritórios, um dispositivo por si criado em 2020, que permite o combate de viroses em salas de aulas e escritórios.
O aparelho, a ser instalado nas janelas, absorve o ar do interior da instituição e expulsa para fora, através de um mecanismo de incineração que permite a destruição dos vírus, numa perspectiva tecnológica de observância dos factores ecológicos.
Explicou que a criação do aparelho, em 2020, visava, na altura, encontrar uma solução tecnológica capaz de prevenir casos de Covid-19 e outras doenças viroses, com a purificação do ar nos locais de maior concentração pessoas, como escritórios e salas de aula.
Ricardo Figueiredo o aparelho foi construído com vidro, para poder demonstrar como funciona o sistema de retenção do fluxo de arte até a sua saída.
Na feira, disse, vai apresentar, em conjunto com o inventor Hélder Gomes, natural de Gabela, província do Cuanza Sul, a dimensão prática do teorema científico do físico teórico britânico Paul Dirac.
Trata-se de um sistema para isolamento de demonstração prática do campo magnético dos conceitos de Paul Dirac sobre imãs permanentes de campo magnético, que envolvem uma corrente de indução, quando um sinal é aplicado a um outro de excitação e cancela um dos pólos com a ajuda de outro pólo, criando, assim um campo magnético com apenas uma polaridade.
Para o efeito, disse, terem criado um dispositivo mecânico que demonstra este teorema, na perspectiva ser apresentado com mais detalhes durante a feira de Nuremberga.
Natural do Rangel, província de Luanda, o inventor informou que os encargos administrativos para a deslocação à cidade alemã de Nuremberga, principalmente os relacionados com os bilhetes de passagem, estão a ser suportados pela reitoria da Universidade José Eduardo dos Santos.
Formado em mecatrónica, o inventor Ricardo Augusto Antunes Figueiredo, com passagens em várias feiras internacionais, conta com 17 medalhas, entre ouro e prata, em conhecimento aos projectos por si criados.