Lubango - O Governo Provincial da Huíla aconselha as empresas a utilizar, em iniciativas digitais futuras no território sob sua jurisdição, o domínio nacional PONTO AO (.ao), para uma maior garantia e segurança aos utilizadores nas suas plataformas.
Segundo o director provincial da comunicação social, Luís Garrido, que falava num seminário sobre os desafios e privacidade na vida digital, essa opção pelo domínio nacional vai ajudar a vincar a presença de Angola na Internet.
Assinalou que é uma escolha que ajudará os operadores a assegurar a privacidade e prevenir ataques exteriores, dando soberania e dinamização da internet em Angola.
Esse domínio que anteriormente era gerido por empresas do sector, com suporte internacional, passou este ano à tutela do Estado angolano.
Em Junho último, o Governo concluiu a implementação efectiva de um “Core System”, alojado e gerido em Angola, uma tecnologia de última geração usada em vários países, colocando os domínios ao no nível dos principais do mundo, com vista a ter uma gestão mais eficiente e segura. MS