Luanda – Os participantes da 4.ª edição do ANGOTIC/2024, maior evento internacional de tecnologias, comunicações e inovação em Angola, estão a finalizar os preparativos para o fórum que inicia esta quinta-feira, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
Com o cenário praticamente montado, os expositores estão a afinar os últimos detalhes à altura do evento, que prevê reunir 170 intervenientes entre prelectores e moderadores.
A propósito, o coordenador executivo da startup “Tchiwa Dev”, Paulino Alves, explicou que o ecossistema da província do Namibe, composta pela Startup Mirables Game Studio e a Tchiwa Dev, traz uma nova abordagem de projectos ligados à sustentabilidade ambiental e entretenimento à base de jogo digital.
“Neste momento, estamos aqui a fazer a montagem do stand, um trabalho que já está na ordem dos 80%, para conseguimos receber de forma atempada e confortável os nossos visitantes, potenciais patrocinadores e as entidades a nível do nosso país que estarão presentes no maior evento de tecnologia a nível do país”, referiu.
Acrescentou que a sua staturp participa no fórum para poder firmar-se no mercado e mostrar o potencial do ponto de vista tecnológico e sustentável.
A Tchiwa Dev prima pela resolução de problemas à base de jogos e sustentabilidade ambiental, sobretudo ligado à questão da mobilidade e gestão de resíduos no país.
Por seu turno, o director comercial da Bang Agência de Comunicação, Garry Sanchez, assegurou que as condições estão criadas, com a conclusão da montagem das stands, faltando alguns ajustes.
Já o coordenador comercial do Aki, Paulo Dias, confirmou também que as condições estão criadas para receber os visitantes, a partir desta quinta-feira.
O expositor fez saber que a sua startup foca-se pela resolução de desafios sociais dos angolanos, como o desemprego, acesso a serviços financeiros, promoção e inclusão das pessoas não atendidas pelo segmento tradicional, que são os bancos e estes serviços.
A iniciativa, avançou, conta com mais de 20 serviços agregados, que facilitam as pessoas revenderem estes serviços e ganhar a sua comissão.
Há seis anos no mercado, a Aki criou oito mil auto-empregos, com mais de duas mil empreendedoras que fazem parte do processo de inclusão das mulheres.
O ANGOTIC/2024, Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, é um evento global promovido pelo Governo de Angola, por meio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
O evento, a decorrer sob o lema “Digitalizar, conectar e inovar”, visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das TIC, bem como partilhar conhecimentos, facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, e especialistas. HM/QCB