Luanda - Um memorando de preocupações que afligem os jovens foi entregue, esta terça-feira, em Luanda, a Comissão de Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos da Assembleia Nacional (AN), pelo líder do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga.
No acto que contou com a presença do primeiro vice-presidente da AN, Américo Cunonoca, e a de deputada Ariene Nhany, em representação da 7ª, Isaías Kalunga referiu que constitui como base das preocupações, a participação do CNJ nas discussões nas especialidades de vários assuntos, com particularidade aqueles sobre as políticas juvenis e ambiente.
Durante o encontro, os líderes juvenis das diversas associações e partidos políticos expuseram entre outras preocupações, a problemática da droga e bebidas alcoólicas, que constitui um problema de saúde pública, a situação do Ambiente, onde sugeriram a maior envolvência da AN nas actividades ligadas a alterações climáticas.
Consta também das reivindicações a situação dos taxistas, onde apelam a defesa para a sua inscrição no Instituto Nacional Segurança Social (INSS), a questão dos doentes com insuficiência renal, sendo sugerida a atribuição de um subsídio às pessoas afectadas, mediante a um aumento do Orçamento Geral do Estado (OGE) ao Ministério da Saúde.
A responsabilidade social das empresas foi também um dos assuntos evocados no encontro, onde se sugeriu a verificação da Lei, no sentido de se proporcionar melhor desenvolvimento nas zonas onde estas estão inseridas.
Ficou ainda patente no memorando, a situação do Parlamento Juvenil, uma vez que desde 2017 que está programada ainda não foi realizada.
Em gesto de resposta, o primeiro vice-presidente da AN, Américo Cunonoca, referiu que a iniciativa do CNJ é positiva, uma vez que constituem a força motriz do país, tendo garantido a apreciação das preocupações apresentadas.
Quanto à questão da realização do Parlamento Juvenil, o presidente em exercício da Assembleia Nacional, referiu que está a se trabalhar no sentido de ser realizado ainda em 2023, dependendo ainda de outros elementos.
No final do encontro, os jovens ofereceram ainda ao parlamentar várias obras literárias por intermédio da Brigada Jovem de Literatura.
Dentre outras competências, é da responsabilidade da 7ª Comissão acompanhar e fiscalizar a execução das acções e medidas de políticas atinentes aos sectores da cultura, dos assuntos religiosos, da comunicação social e da juventude e desportos, bem como a implementação de acções sociais que permitam a melhoria do bem-estar das populações.
O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) é uma organização que congrega diversas instituições de âmbito nacional e tem como objectivo constituir um espaço de diálogo, intercâmbio de posições e pontos de vista entre as organizações membros. ANM/VIC