Ondjiva - As valas de drenagem das águas pluviométricas do casco urbano da cidade de Ondjiva, capital do Cunene, beneficiam, desde esta quinta-feira, de trabalhos de limpeza, de modo a prevenir inundações na época chuvosa.
A empreitada que está a ser executada pela Administração do Cuanhama em parceria com o Gabinete de Infra-estrutura e Serviços Técnicos, tem por objectivo permitir o rápido escoamento das águas pluviais, para se evitarem inundações e danos materiais, principalmente na época das chuvas.
Em entrevista à ANGOP, o administrador adjunto do Cuanhama, Cirilo Namolo, disse que os trabalhos a serem desenvolvidos no período de 15 dias, vão permitir a requalificação das valas de drenagem e o nivelamento dos diques de protecção contra as enchentes da cidade de Ondjiva.
Cirilo Namolo referiu como um dos principais problemas da cidade as dificuldades técnicas do sistema de drenagem em valas existentes, o que tem originado grandes inundações sempre que caem chuvas intensas.
Para reverter o quadro, disse que a administração traçou o plano de reparação das valas de drenagem ao longo dos diques para acomodação das águas da chuva e evitar danos dos anos anteriores.
Entretanto, frisou que ao longo da empreitada serão desassoreados todo trajecto ao longo do dique do bairro Naipalala, da Blue ao Eiffel, abertura de uma passagem hidráulica na zona da Prodel de modo a criar um trajecto de água até a chana.
Na mesma senda, referiu que estão a ser realizados trabalhos na zona do campo do Pioneiro Zeca, no bairro dos Castilhos ao Banco Sol com a colocação de algumas manilhas no sentido de permitir maior fluidez de água e evitar enchentes nas residências.
Acrescentou que a conclusão dos trabalhos de limpeza dos canais de drenagem vai melhorar a funcionalidade dos diques, as condições de saneamento básico e também da própria mobilidade urbana.
A cidade de Ondjiva, conta com 113 mil e 280 habitantes, residentes em 26 bairros.