Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

UE reafirma compromisso com empreendedorismo juvenil angolano

     Sociedade              
  • Huambo • Sexta, 15 Novembro de 2024 | 09h34
Representante da embaixadora da União Europeia em Angola, Francisco Sepúlveda
Representante da embaixadora da União Europeia em Angola, Francisco Sepúlveda
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – O chefe adjunto para Cooperação da União Europeia (UE), Francisco Sepúlveda, reafirmou, quinta-feira, no Huambo, o compromisso da instituição em apoiar Angola no incentivo ao empreendedorismo juvenil e inovação tecnológica, para mais oportunidades de emprego.

O responsável falava em representação da embaixadora da União Europeia em Angola,  na abertura do II Fórum provincial sobre “A participação da juventude na governação local e o seu impacto no desenvolvimento do capital humano”, numa iniciativa do Projecto PASCAL, UNICEF e o Reino dos Países Baixos.

Disse que a UE continuará a apoiar as iniciativas que fortaleçam o papel dos jovens em Angola, incentivando o empreendedorismo, inovação tecnológica, protecção do meio ambiente, entre outras acções.

Francisco Sepúlveda realçou que a juventude representa o futuro vibrante e promissor de Angola, sendo fundamental, para tal desiderato, investir na franja social de hoje.

Sinalizou existirem muitos desafios, desde as mudanças climáticas, aumento das desigualdades sociais não só em Angola, mas, também, em vários lugares no mundo, daí que se precisa, mais do que nunca, da força, criatividade e inovação, que os jovens carregam no dia-a-dia.

Lembrou que a União Europeia, ao longo dos anos, tem estado ao lado de Angola em várias áreas, como na educação, saúde, agricultura, fortalecimento da sociedade civil, entre outras, cujas acções continuará a desenvolver, para criar oportunidades aos jovens a alcançar o seu máximo potencial.

Salientou que a UE acredita que o acesso a uma educação de qualidade, criação de emprego e o fortalecimento da participação cívica, são cruciais para se construir um país que se deseja no futuro.

Francisco Sepúlveda explicou que nos fóruns da juventude a União Europeia tem procurado promover um diálogo construtivo, franco e aberto, auscultando, com interesse, o que este segmento social tem a partilhar, para o presente e o futuro de Angola, rumo à prosperidade e ao desenvolvimento sustentável.

O objectivo, segundo o responsável, é construir um mundo onde os jovens sejam os protagonistas de mudanças positivas, em que cada um tenha as ferramentas e o apoio necessário, para transformar os sonhos em realidade.

Informou que o envolvimento da União Europeia com a juventude angolana é constante, daí que, em 2022, aprovou uma nova estratégia, que visa promover maior participação nas acções mundiais, alinhada com o plano de acção para a igualdade de género, empoderamento da sociedade civil e das mulheres.

A título de exemplo, destacou o apoio, nos últimos anos, dos jovens no reforço do ensino técnico-profissional, através do programa de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola (RETFOP), de apoio ao ensino superior (UNI.AO) e da agricultura (PAFARD), para dotá-los de habilidades relevantes.

Informou que, através da RETFOP, 316 jovens bolseiros terminaram a licenciatura, dos quais 54 são da província do Huambo, tornando-se, actualmente, professores do ensino técnico-profissional, para além de lhes ter oferecido estágio e mais de 200 micro-créditos para a criação de empresas.

Quanto ao programa UNI.AO, informou que permitiu a criação de 26 novos cursos de pós-graduação e ofereceu, até ao momento, 150 bolsas de estudos nas respectivas áreas de ensino.

Também, destacou como desafios, o apoio as jovens raparigas com bolsas de estudo, para o ensino técnico-agrário, de modo que ninguém fique para trás nas tomadas de decisões.

O projecto PASCAL, iniciado em 2021 e o término previsto para 2025, num financiamento da União Europeia, visa, entre outros, contribuir no crescimento e desenvolvimento socioeconómico dos municípios, bem como permitir a participação da sociedade civil no processo de governação local.


Participam do II Fórum provincial 75 jovens dos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Longonjo e Huambo, que, em dois dias, vão abordar, entre outros, sobre a juventude e a participação na governação local e o plano estratégico de desenvolvimento integral da juventude.

 

O I fórum provincial da Juventude foi realizado em Julho último na província de Malanje. ZZN/ALH





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+