Lucala - Quarenta e nove crimes de abuso sexual contra menores, dos quais 45 esclarecidos, foram registados de Janeiro a Julho do ano corrente pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província do Cuanza-Norte.
Na sequência destes delitos, cujas vítimas têm entre três e 17 anos de idade, foram detidos 12 cidadãos entre os 16 e 66 anos acusados no envolvimento dos mesmos.
A informação foi revelada nesta quinta-feira (12), à imprensa, pelo porta-voz interino do SIC no Cuanza-Norte, Ramos Vunge Vutula, durante o acto de apresentação de dois jovens acusados no envolvimento no crime de agressão sexual de menores.
Trata-se de António Receado, de 31 anos de idade, que terá se envolvido sexualmente com a sua irmã menor de 14 anos, cujo acto ocorreu na última terça-feira (10), na localidade de Cangumbe , 7 quilómetros da sede municipal de Lucala, quando ambos se encontravam a sós numa cabana, em função de trabalho de lavoura.
O outro caso sucedeu na aldeia de Dualumbi, no mesmo município de Lucala, perpetrado pelo jovem Mateus Agostinho, de 24 anos de idade, contra a menor de 11 anos, uma que já perdurava há três meses.
Segundo Ramos Vutula, este caso, denunciado pelas autoridades sanitárias de Lucala, resultou na morte da menor, por supostas lesões causadas pelos actos sexuais.
Este é o terceiro caso de violação sexual de menores no município de Lucala, cujos mentores são membros da família. EFM/IMA/YD