Luanda – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desenvolve uma formação sobre investigações financeiras e branqueamento de capitais, destinado aos directores e chefes de departamento da instituição, soube esta quarta-feira a ANGOP.
O evento formativo, promovido numa cooperação entre o SIC e os Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), no âmbito da implementação do Pro-React, decorre de 25 a 27 do corrente mês.
Segundo o director nacional de Combate aos Crimes de Corrupção, Caetano Manuel Mufuma, a formação visa responder as recomendações do Grupo de Combate ao Branqueamento de Capitais para África Austral e Oriental (ESAAMALG).
O referido grupo recomendou, para Angola, a capacitação contínua dos órgãos de aplicação da lei em matérias de investigação financeira, para melhor identificar e compreender o fenómeno de branqueamento de capitais e os crimes conexos.
Já a conselheira da UNODC, Manuela Carneiro, realçou que o evento reforça a parceira do SIC e a UNODC, no compromisso de fortalecer a capacidade dos efectivos no combate aos crimes financeiros.
O certame agrega directores nacionais, directores provinciais, chefes de departamentos, entre outros. AB/OHA