Malanje- Os directores geral e administrativo da escola do I ciclo de ensino denominada Lucrécia Paim, no município de Cacuso, foram detidos hoje, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por estarem envolvidos na cobrança ilegal de valores monetários no acto de matrículas.
A informação foi dada à ANGOP, pelo chefe de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC em Malanje, Augusto Barros André, tendo realçado que a detenção resultou de denúncias anónimas e contou com a colaboração de técnicos da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE).
Em posse dos implicados, foram encontrados e apreendidos 70 mil kwanzas resultantes das referidas cobranças.
O caso é o segundo do género, registado esta semana pelo SIC, tendo o primeiro ocorrido terça-feira, envolvendo os directores geral e pedagógico da Escola Primária Nº120 do bairro Camoma e o subdirector pedagógico e um técnico da Secretaria da escola Ngola Kiluanje, na cidade de Malanje.
Por outro lado, o Tribunal provincial de Malanje condenou quarta-feira, o proprietário de um complexo de frio no bairro Catepa, nesta cidade, a 3 meses de prisão efectiva por especulação de preços de diferentes tipos de peixe, violando a Lei que regula a aplicação de preços, de acordo com o valor de compra.
O cidadão foi flagrado no seu estabelecimento durante uma micro-operação realizada por efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), que por sua vez encaminhou o caso ao Tribunal para julgamento sumário.
A par da condenação, recai ainda sobre o réu, uma multa de 50mil kwanzas de taxa de justiça e 10 mil para o defensor oficioso.
Operações do género vão prosseguir na zona comercial da Catepa, no âmbito do combate aos crimes económicos e contra à saúde pública, levada a cabo pelo SIC. NC/PBC