Cuvelai- A directora do gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cunene, Georgina Braga, assegurou, sábado, no município do Cuvelai, o engajamento na protecção e salvaguarda dos direitos das crianças.
Falando no acto alusivo ao Dia Internacional da Criança, assinalado a 1 de Junho, o responsável disse ser da responsabilidade do Estado, da família e de toda a sociedade proteger as crianças para garantir o seu desenvolvimento integral e harmonioso.
Deste modo, ressaltou que Angola assegura a protecção contra todas as formas de abandono, discriminação, opressão, exploração e exercício abusivo de autoridade, na família e nas demais instituições.
“Todos somos chamados a exigir que os direitos das crianças sejam respeitados, protegidos e valorizados por todos os cidadãos, para que elas possam viver dignamente,” sustentou.
Conforme a directora, as políticas públicas no domínio da família, da educação e da saúde devem salvaguardar o princípio do interesse da criança, como forma de garantir o seu pleno desenvolvimento físico, psicoafectivo e cultural.
Georgina Braga reprovou a prática de venda ambulante por crianças, cujo actos são de consentimento dos pais.
Por este facto, disse, as instituições públicas e privadas, famílias, igrejas e a sociedade civil devem transmitir valores, informações e normas de comportamento de interesse social e cultural, no sentido de contribuírem para o desenvolvimento harmonioso da personalidade da criança.
“Só com estes ensinamentos, as crianças poderão desenvolver a capacidade mental e física para que elas assumam uma vida responsável numa sociedade livre, com espírito de compreensão, paz, tolerância, igualdade de género e respeito ao meio ambiente” , sublinhou.
Exortou aos menores no sentido de pautarem por valores éticos e morais, como da honestidade, lealdade, sinceridade, integridade, coragem, temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e justiça.
O evento, que decorreu sob lema “Unidos pela protecção da criança, faça do seu município um exemplo”, ficou marcado por vários momentos de lazer e recreação.
O dia 1 de Junho é comemorado o dia mundial da Criança, cuja efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com objectivo de chamar atenção para os problemas que elas enfrentam.
Nesta data os membros reconheceram que todas crianças independentemente da raça, cor, religião, origem social têm os mesmos directos, protegendo de todas formas de exploração.FI/LHE