Cabinda – Cerca de nove mil plantas de cannabis (vulgo liamba) foram destruídas pelas forças do comando municipal da Polícia Nacional, no município de Cacongo, cerca de 46 quilómetros a norte de Cabinda.
Segundo a nota de imprensa do gabinete de comunicação institucional e imprensa da delegação provincial do Minint, chegada à ANGOP hoje, quarta-feira, a operação integrou membros de defesa e segurança e foi desencadeada a aldeia de Chapa, comuna de Dinge-Cacongo.
As grandes quantidades da erva (liamba) seriam comercializados nos mercados das cidades de Cabinda e Cacongo, assim como na capital do país, Luanda.
O coordenador do bairro da aldeia de Chapa, Alberto Chicala, lamenta o exercício desta atividade na comunidade, referindo ser um comportamento que surpreendeu os aldeãos depois dos apelos sucessivos e campanhas de sensibilização para desencorajar essa prática.
Já o delegado e comandante municipal da Polícia no município de Cacongo, Simão Chicuma João, referiu que durante a operação foi detida uma cidadã nacional, de 40 anos de idade, envolvida no cultivo da erva em colaboração com seu marido que se encontra foragido.
Muitos crimes violentos, como furtos e roubos com recurso a arma de fogo, homicídios, assaltos a mão armada praticados nas sedes municipais e zonas bairros periféricos da cidade de Cabinda têm sido por impulso de consumo de drogas, com maior incidência a liamba.