Moçâmedes – O embaixador dos Países Baixos em Angola, Tsjeard Hoekstra, manifestou, esta quinta-feira, o interesse do seu país em criar mecanismos de cooperação no domínio da investigação das amostras de fósseis com o Governo Provincial do Namibe.
Em declarações à imprensa, após um encontro com o governador Archer Mangueiar, o diplomata referiu que a província do Namibe possui vestígios privilegiados de fósseis, que podem complementar alguns esqueletos que se encontram incompletos a nível do mundo.
Por esta razão, disse, investigadores do seu país pretendem conhecer melhor o património paleontológico da província.
Avançou que o projecto congrega paleontólogos de vários países, entre os quais dos Países Baixos, Portugal e dos Estados Unidos da América.
Na ocasião, o paleontólogo holandês Anne Schulp sublinhou que na província do Namibe vão cooperar com os académicos locais, com vista à divulgação dos recursos fósseis que farão parte do estudo.
Lembrou que um grupo de paleontólogos de vários países realizou, em 2023, um trabalho de escavação na comuna do Bentiaba, município de Moçâmedes, onde foram encontradas 25 ossadas de Mosassauros, um grande lagarto extinto na era dos dinossauros (a aproximadamente 68 milhões de anos).VR/FA/MCN