Lubango – O Comando Provincial da Policia Nacional, na Huíla, mobilizou dois mil 827 efectivos, para o asseguramento da quadra festiva, no quadro da operação “Oku Liandja”, mais 250 em relação a 2022.
O aumento deveu-se a transferência, em Julho último, de 300 efectivos provenientes das Forças Armadas Angolanas (FAA) àquele órgão do ministério do interior, segundo deu a conhecer neste sábado, no Lubango, o comandante provincial da Policia Nacional, na Huíla, Comissário Divaldo Martins.
Falando em conferência de imprensa sobre a prontidão Policial da operação natalina, o também delegado provincial do Ministério do Interior, afirmou que a medida visa, sobretudo, reforçar a segurança pública nas zonas de maior aglomeração populacional, para prevenir a ocorrência de crimes.
Fez saber que foram mobilizados efectivos do Serviço de Migração Estrangeiro (SME), de Investigação Criminal (SIC), Bombeiros, Ordem Pública, serviço penitenciário, que contam com o apoio idas Forças das Armas Angolanas (FAA), para atender um universo de mais de três milhões de habitantes.
Assegurou que a operação inclui 50 viaturas, 130 motorizadas e a unidade de sinotecnia.
Sublinhou que os efectivos seleccionados vão trabalhar na segurança pública das zonas e estabelecimentos comerciais, a fiscalização de vias rodoviária nos pontos mais críticos e hoteleiros, bem como assegurar às actividades religiosas e músico-culturais.
Na ocasião, apelou as forças da ordem a serem destemidas no exercício das suas actividades, isto é, fazendo um trabalho de aproximação polícia/cidadão e vice-versa, devendo serem imparciais nas suas actuações.
Reiterou ainda a necessidade imperiosa da população a manter a habitual postura, comportamento e firmeza para que se venha festejar um natal e ano novo de forma tranquila, sem arruaça, porque a Policia não vai tolerar tendências ou práticas nocivas. JT/MS