Caxito - As obras de construção da Estrada Nacional 311, que liga à localidade do Onzo a Muxaluando, no município do Nambuangongo, província do Bengo, apresentam uma execução física na ordem de 21 por cento e financeira de 18%, informou hoje, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita de avaliação do nível do trabalho realizado, o governante considerou satisfatório o trabalho já feito para a conclusão do troço de 22 quilómetros.
Avaliada em cerca de 18 mil milhões 619 milhões 554 mil e 759 kwanzas, a empreitada teve início em Dezembro de 2023, gerou 170 empregos, nove dos quais a expatriados e está a cargo da empresa Afavias.
Na opinião do governante, as obras decorrem a bom ritmo, por isso, disse, a partir deste momento serão efectuadas visitas todos os meses para constatar o seu andamento.
“Temos um compromisso e reafirmo pelo que vi que até ao final deste ano temos a estrada do Nambuangongo feita. A questão financeira está acautelada e não vai condicionar o andamento das obras”, sublinhou.
Em relação as Infra-estruturas Integradas de Caxito, informou que o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação trabalha para que, no âmbito das prioridades dos investimentos do próximo ano, possa ser incluído este projecto, no sentido de mitigar a questão das inundações na sede da província do Bengo.
A governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, manifestou a sua satisfação pela concretização do projecto, referindo que o sonho da população do Nambuangongo está a tornar-se realidade aos poucos e que até ao final do ano poderá circular de Caxito ao Muxaluando com maior segurança e em pouco horas.
Tendo em conta as potencialidades agrícolas da província do Bengo, a estrada 311 que liga as localidades do Caiengue, Onzo e Muxaluando, no município de Nambuangongo, é fundamental para o escoamento dos produtos agro-pecuários do campo para a cidade.
No Bengo, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, constatou a zona inundada do Kingombe (Caxito), as pontes sobre o rio Lifune e Berila (Kicabo), e visitou o troço rodoviário que liga os bairros Cawango, 25 (Mabubas) e a empreitada de contenção e estabilização da ravina de Canacassala. FS/IF