Huambo – Vinte e duas acções das 25 inscritas na carteira de projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) no município do Huambo, sede da província com o mesmo nome, foram concluídas e entregues à população.
Até ao momento, faltam apenas por concluir três empreitadas, iniciadas em 2019, nas comunas da Calima, Chipipa e nos arredores da sede municipal.
Trata-se de um posto de saúde e duas escolas de sete salas de aula/cada.
A informação foi prestada, esta terça-feira, à ANGOP, pelo director local do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE), Sabino dos Santos Calei, ao referir que o grau de execução física e financeira dessas três empreitadas se encontram na ordem dos 86 por cento, respectivamente.
Disse que de 2019 à presente data, foram executados e concluídos com êxito 22 projectos em diversos pontos do município do Huambo, que haviam gerado 500 postos de trabalho temporário.
Sabino dos Santos Calei referiu que a Administração local está envolvida na conclusão destas infra-estruturas, para o cumprimento final das empreitadas do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios na ordem de 100% em toda extensão da municipalidade.
Realçou que o PIIM permitiu a construção e reabilitação de escolas com a capacidade, entre sete e 12 salas de aula, postos e de centros de saúde, a requalificação das vias rodoviárias, tanto no casco urbano, como nas zonas de maior produção, para além da requalificação de espaços verdes, da abertura de furos e fontes de água potável.
Disse que o programa permitiu, igualmente, adquirir equipamentos de saneamento básico e centrais térmicas, para a expansão da rede de energia eléctrica nas comunidades.
Assegurou que a administração vai sempre trabalhar em prol do melhoramento das condições de vida da população e, ao mesmo tempo, na construção de infra-estruturas de impacto social, essenciais e capazes de redimensionar o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o fomento do bem-estar social.
A execução das 22 empreitadas inscritas no PIIM já concluídas e disponibilizadas à população, orçaram em mil milhões, 78 milhões, 16 mil e 256 Kwanzas, empregues nos últimos cinco anos.
Criado para abranger os 164 municípios do país, o PIIM privilegia, no plano operacional e a curto prazo, um conjunto de iniciativas viradas para a implementação das políticas plasmadas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022), articulado com o Plano Nacional Estratégico da Administração do Território (PLANEAT 2015-2025).
O município do Huambo, um dos 11 que compõem esta região do Planalto Central, tem uma população estimada em 934 mil 127 habitantes, residentes 433 bairros, distribuídos em três comunas, Chipipa, Calima e Sede, esta última com seis sectores (Bandeira, Cacilhas, Capango, Nzaji, Xavier Samacau e Vilinga). LT/JSV/ALH