Luanda – Oito centros do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão, vulgo SIAC, serão erguidos em igual número de províncias, para garantir melhor atendimento e proporcionar conforto aos utentes dos serviços da administração pública.
A informação foi prestada esta quarta-feira, em Luanda, pela secretária de Estado para Administração Pública, Amélia Varela, durante a Sessão Temática, programa desenvolvido pelo Ministério das Telecomunicação, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, que abordou “a reforma da administração pública angolana”.
Os centros serão erguidos, até 2027, em Luanda, Bié, Cuanza-Norte, Lunda-Norte, Cuanza-Sul, Namibe, Cuando Cubango e Zaire, cada província com um centro.
A responsável anunciou também a modernização do parque tecnológico da rede SIAC, concretamente nas províncias de Luanda, Bengo, Malange, Uíge, Huambo, Benguela, Cabinda, Lunda Sul, Cunene, Huíla e Moxico.
Sobre a modernização do parque tecnológico do SIAC, Amélia Varela disse que pretendem adequar as tecnologias de informação e comunicação às exigências das medidas de desburocratização e simplificação administrativas, por formas a promover maior segurança da informação.
Referiu que pretendem ainda aproximar os serviços públicos aos cidadãos, melhorar as condições de prestação de serviços, a capacidade anual de atendimento e integrar outros serviços de interesse na rede SIAC, actualmente composta por 16 centros.
No Centro de Imprensa Anibal de Melo, a sessão temática nº 30 foi orientada pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino.
No SIAC, o cidadão é recepcionado por funcionários qualificados para disponibilizar informações e mais de 90 serviços públicos de 12 organismos públicos parceiros.
Trata-se de um novo conceito de serviço público, orientado para a transparência, funcionalidade e humanização, com utilização de tecnologia de informação e comunicação.
O SIAC agrega serviços prestados por diferentes instituições do Estado, no intuito de facilitar o acesso destes aos utentes.
O SIAC é uma unidade de atendimento integrado que reúne representações de organismos e empresas no mesmo espaço físico, tendo como principal objectivo a prestação de serviços com conforto e eficiência para a população. AMC/MEL/OHA