Ndalatando – A titular do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), Teresa Rodrigues Dias, destacou hoje, terça-feira, a importância do estágio profissional no reforço e aquisição de conhecimentos.
Segundo a governante, desde a aprovação do regulamento presidencial sobre esta matéria, 1.501 jovens estão em contexto de real trabalho.
Teresa Dias sublinhou igualmente a importância da atribuição de carteiras profissionais por via da capacitação técnica dos cidadãos, que atesta o reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas.
Para a governante, a carteira profissional é uma das premissas para a promoção da inserção no mercado de trabalho e valorização da aprendizagem em contexto não formal.
Fez saber que este ano foram atribuídas 1.160 carteiras profissionais em decoração e artes, bate-chapa, mecânica auto, electricidade de baixa tensão e auto, pedreiro, empregada doméstica, apicultura, agricultura, frio e climatização, culinária, corte e costura, florista e outras.
A ministra, que falava hoje (terça-feira), em Ndalatando (província do Cuanza Norte), na cerimónia de encerramento do ciclo formativo 2021, justificou os investimentos em novos meios pela importância que representam na qualificação dos cidadãos em profissões futuras, com destaque para o sector das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Informou que novos centros de formação profissional estão em construção nas províncias do Huambo, Uíge, Bié e Namibe no quadro da expansão da oferta formativa e da aproximação dos serviços públicos aos cidadãos.
No domínio da modernização, a instituição está a apostar na aquisição de equipamentos e novos laboratórios formativos, a fim de permitir melhor aprendizagem aos formandos.
Os novos equipamentos e meios tecnológicos visam também dar resposta às exigências do desenvolvimento tecnológico, nos Centros Integrados de Formação Tecnológica (CINFOTEC) de Talatona e do Rangel, na província de Luanda e, brevemente no Huambo.
O Sistema Nacional de Formação Profissional conta com 156 centros, tutelados pelo Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP).
Neste ano formativo, foram matriculados 87.397 candidatos, destes 75.970 tiveram resultado positivo.
Em 2020, foram matriculados 41. 171, dos quais 31 978 aprovaram.
Durante a cerimónia, jovens das províncias de Luanda, Uíge, Malanje e Cuanza Norte, de forma simbólica e em representação de cidadãos formados em todo o país, receberam certificado, carteira profissional e micro-crédito.
A par da cerimónia, está a decorrer uma Feira da Formação Profissional e do Empreendedorismo.