Ndalatando - O ministro da Energia e Água, João Baptista Borges, anunciou, a construção até 2026, de um novo sistema de abastecimento de água para o município do Lucala, a 36 quilómetros a Leste da cidade de Ndalatando, capital do Cuanza-Norte.
Em declarações, terça-feira, à imprensa, no final da visita às obras de construção do novo sistema de abastecimento de água potável para a cidade de Ndalatando, sem referir o valor da obra, informou que a empreitada conta igualmente com o financiamento do Banco Mundial.
Segundo o ministro, o Banco Mundial já fez o pagamento da primeira prestação, cujo valor não relevou.
O novo sistema contará com três mil 500 ligações domiciliares, bem como um número indeterminado de chafarizes públicos.
Actualmente, continuou, está em curso o projecto executivo, como a desminagem e implantação das condutas. O projecto será executado em 18 ou 24 meses.
O novo sistema será interligado ao reservatório de água já construído no projecto de fornecimento para Ndalatando.
O governador da província, João Diogo Gaspar, informou que o problema de falta de água na província é generalizado, acrescentado que há necessidade de intervenção urgente nos sistemas de fornecimento em vários municípios.
Para João Diogo Gaspar, o fornecimento de água tem haver com a segurança e o bem estar da população no sentido de evitar doenças. EFM/IMA/YD