Gambos - Sessenta Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) e 30 cadastradores do munícipio dos Gambos, na Huíla, iniciaram esta semana uma formação no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda”, que vai ainda este ano ser implementado na localidade.
O Kwenda é um programa desenhado em 2020 pelo Executivo, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) para apoiar famílias angolanas vulneráveis.
Tem duração de três anos e abrange as componentes de transferências sociais monetárias, inclusão produtiva, municipalização da acção social e reforço do cadastro social único.
Segundo o director provincial do FAS na Huíla, Frederico Sanumbutue, que prestou a informação hoje, quarta-feira, à ANGOP, a previsão é, após a formação, registar 28 mil 459 familias, em 177 aldeias e bairros do município para que beneficiem do programa.
Informou que a capacitação é promovida pelo FAS e terá a duração de cinco dias, onde estão a ser ministrados temas voltados ao trabalho dos ADECOS, com componente prática direccionada ao cadastramento, no âmbito do Kwenda.
Segundo a fonte, já foram formados na província Huíla 98 ADECOS, de Quilengues (65) e Cacula (33). Até hoje o Kwenda assiste na Huíla 56 mil e 13 famílias nos referidos municípios.
Situado a 156 quilómetros a Sul do Lubango, com uma população estimada em 98.284 habitantes, o município dos Gambos é dos mais afectados pela estiagem cíclica que atinge a província nos últimos cinco anos.