Huambo – Cento e uma mil 350 famílias vulneráveis dos municípios do Cachiungo, Londuimbali e Mungo, província do Huambo, já beneficiaram do reforço de Transferências Sociais Monetárias, no âmbito do Kwenda, soube a ANGOP, esta quarta-feira.
Trata-se da quarta prestação deste programa de apoio aos agregados familiares em condições desfavoráveis, quem, ao nível destas três municipalidades, já desembolsou perto de 19 mil milhões, 404 milhões e 900 mil Kwanzas, de 2020 à presente data.
Em declarações à ANGOP, a directora do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Huambo, Chimuma de Oliveira, disse que o quarto reforço de Transferência Social Monetário, será extensivo para o município do Bailundo, na segunda quinzena de Outubro próximo, com uma previsão de beneficiar 85 mil 96 famílias vulneráveis.
A responsável tranquilizou as famílias dos municípios que ainda não foram contemplados, pois decorre o plano de planificação, que poderá estar concluído nos próximos dias e, posteriormente, dar-se início ao cadastro da população elegível.
Reiterou que o processo em causa não abrange os funcionários públicos e antigos combatentes, por terem já rendimentos do Governo.
Para os próximos dias, informou, o Kwenda prevê o pagamento da primeira prestação no município do Ecunha, onde já estão cadastrados perto de 22 mil 575 famílias, bem como o mapeamento e cadastro aos vulneráveis da Chicala-Cholohanga, Chinjenje e Ucuma, onde prevêem abranger um total de 50 mil famílias.
Disse ser notória a melhoria da qualidade de vida dos agregados familiares beneficiários, que estão aplicar os valores monetários na aquisição de fertilizantes, sementes diversas, animais de pequeno porte e na construção de habitações, uma acção que está a ter um impacto positivo no meio rural.
Chimuma de Oliveira acrescentou que muitos pais e encarregados de educação estão adquirir, com estes valores, material escolar para as crianças frequentarem, sem qualquer constrangimento, o sistema de ensino/aprendizagem.
O Kwenda, projecto do Governo angolano, tem como desafio a promoção do desenvolvimento local, que consiste em melhorar o acesso das famílias carentes aos serviços básicos e oportunidades económicas, assim como reforçar as capacidades institucionais locais, reabilitação e construção de infra-estruturas sociais e económicas.
O Programa KWENDA é uma iniciativa do Governo, que visa apoiar um milhão e 608 mil famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no país, com um financiamento de 320 milhões de dólares norte-americanos, cedidos pelo Banco Mundial e outros 100 milhões da mesma moeda, do Tesouro Nacional. JSV/ALH