Cachiungo – A Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) na província do Huambo prevê intensificar, nos próximos dias, os programas de educação familiar, no quadro das estratégias de combate à violência doméstica, informou, esta quinta-feira, a diaconisa Carla Taonga.
A religiosa falava na abertura do III acampamento da Sociedade Média Joyce, que decorre até domingo proximo, na aldeia de Camela Amões, município do Cachiungo, nos corredores Leste desta região.
Carla Taonga disse que o reforço da educação familiar nas comunidades vai consistir na capacitação dos pais e encarregados de educação, para que as famílias saibam, acima de tudo, a respeitar a integridade física e moral do outro, para além de serem os principais promotores dos valores morais e cívicos.
Referiu que estes programas serão reforçados com os ensinamentos bíblicos, para a moralização efectiva dos casais e, consequentemente, estarem envolvidas na humanização das comunidades.
Com estas acções, acrescentou, a igreja pretende contribuir na transformação positiva das famílias, para serem promotores do desenvolvimento sustentável, com a estruturação dos lares.
A religiosa indicou a pobreza, o desemprego, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o analfabetismo e a gritante falta de educação, como sendo as principais causas da violência doméstica nas comunidades.
Durante o evento, os membros da Sociedade Média Joyce vão discutir temas relacionados com o controle das emoções nos convívios familiares, a identificação do lado negativo que provoca conflitos ou separações nos lares, o empreendedorismo como solução para ultrapassar a crise familiar e o poder da oração. LT/JSV/ALH