Ondjiva - O Executivo angolano esta empenhado na definição de políticas para salvaguardar as principais inspirações dos jovens, afirmou este sábado , no Cunene, o secretário de Estado para Juventude, Francisco Chitapa.
Falando no acto de apresentação da proposta do Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude 2024/2027, disse que este instrumento visa traçar medidas concretas e políticas de interesse para esta franja da sociedade.
O Ministério da Juventude e Desportos, realçou, elaborou o plano para definir as acções e anseios dos jovens reflectidos em sete eixos principais, nomeadamente, o acesso à formação técnica e profissional, emprego e empreendedorismo juvenil, erradicação da pobreza e integração socioeconómica.
Segundo o responsável, a elaboração e aprovação do documento deve obedecer os critérios da inclusão, daí a necessidade de ter muitas sugestões e contribuições que ajudem o sector a encontrar soluções para ajudar os jovens a ultrapassar as barreiras que dificultam a sua inserção na sociedade.
Com estes passos, disse o plano será mais rico e inclusivo, para a sua implementação em curto e médio prazos.
Referiu que face à realidade actual do país, a juventude deve focar-se no processo de diversificação da economia como forma de contribuir activamente no alargamento das fontes de receitas para o Orçamento Geral do Estado.
Incentivou os jovens do Cunene a continuar a prestar especial atenção nos sectores da pecuária, agricultura, indústria, pescas, visto que o país precisa produzir mais para atingir a autosuficiencia alimentar, para erradicar a fome e pobreza.
O responsável apelou os jovens a pautar a sua conduta em acções que garantem a preservação da paz, da estabilidade e independência nacional, bem como a protecção dos bens públicos colocados a disposição.
Francisco Chitapa convidou os jovens a candidatarem-se as oito categorias do prêmio Nacional da Juventude, desde o empreendedorismo, associativismo e voluntariado juvenil, ensino, investigação extensão, cultura e artes, invenção e inovação e excelência no desporto.
Por seu turno, o vice-governador para o Sector Político, Social e Económico do Cunene, Apolo Ndinoulenga, enalteceu a iniciativa do ministério em divulgar o plano estratégico aos legítimos destinatários visando o seu bem-estar.
Apolo Ndinoulenga disse que o plano apresentado traduz um conjunto de políticas públicas definidas pelo Executivo angolano, visando promover a melhoria do bem-estar e desenvolver capacidade aos jovens para responderem às exigências do actual contexto.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude visa reforçar a protecção dos direitos dos jovens, promover e assegurar a sua inserção e participação no processo de transformação o desenvolvimento político, social, económico e cultural do país.
Com o Cunene, totalizam 12 províncias abrangidas pela apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral desta franja da sociedade, para o período 2024/2027. PEM/LHE/ART