Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo reconhece esforço dos munícipes da Caála no bem-estar social

     Sociedade              
  • Huambo • Terça, 16 Julho de 2024 | 09h25
1 / 2
Vice-governador do Huambo, Elmano Francisco
Vice-governador do Huambo, Elmano Francisco
Madalena Leopoldina
2 / 2
Festas da idade da Caála
Festas da idade da Caála
Madalena Leopordina

Caála - O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Huambo, Elmano Francisco, reconheceu, segunda-feira, os esforços dos munícipes da Caála na promoção do bem-estar social e económico.

O responsável falava durante as comemorações do 54º aniversário da ascensão da então vila da Caála à categoria de cidade, decorrido sob o lema “Unidos pelo desenvolvimento sustentável mediante a participação inclusiva”.

Na ocasião, destacou que, apesar dos contrastes geográficos e demais situações, esta comunidade trabalha, diariamente, para o desenvolvimento sustentável e valorização territorial, por via da agricultura, entre outras actividades sociais e iniciativas privadas em vários domínios.

Elmano Francisco considerou que esta união, para além de alavancar a económico, acima de tudo, alcança o valor social, com foco na defesa e valorização do património cultural, como factores de identidade dos naturais, amigos e moradores da Caála.

Lembrou que os momentos, os documentos, as obras, as paisagens, a busca pelo conhecimento, as memórias e as representações dos símbolos são, certamente, valores que precisam ser preservados de geração em geração, pelos munícipes desta parcela da província do Huambo.

Por isso, exortou os habitantes para contínua construção de uma Caála, com base nas regras do ordenamento e saneamento básico, onde o equilíbrio seja estabelecido com um território potencial em desenvolvimento, cujo sustento da população é garantido.

O vice-governador reafirmou o compromisso do Governo da província do Huambo em continuar a materializar os projectos voltados ao desenvolvimento social e económico da Caála, sendo que a concretização depende, grandemente, dos esforços de todos.

Por seu turno, o administrador do município da Caála, Rúben Isaías Etome, apontou a melhoria das vias secundárias, estancamentos de ravinas em progressão, expansão da rede de distribuição de energia e águas, como algumas das principais prioridades das autoridades locais.

Referiu que a concretização deste desiderato concorre, significativamente, para o alcance do desenvolvimento sustentável que se almeja, daí ter solicitado uma atenção especial do Governo neste processo.

Marcaram as comemorações do 54 aniversário da cidade da Caála, entre várias, um desfile de distintos segmentos sociais, manifestações culturais e missa de acção de graça.

A realização de uma feira das potencialidades agrícolas local, que juntou mais de 20 expositores, entre cooperativas e produtores individuais, marcou, igualmente, o acto comemorativo dos 54 anos desta urbe, localizada a 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo.

 História da Caála

A cidade da Caála foi fundada por Antero Gavino do Rego, José Henriques Beira Alta, Gualdino da Cunha Barros e José da Fonseca Monteiro, considerados seus primeiros habitantes.

De acordo com depoimentos históricos, a actual cidade da Caála recebeu os primeiros residentes, em 1900, pois, quando da revolta do Bailundo, em 1902, já se encontravam na localidade os portugueses Gualdinho da Cunha e Antero Gavino do Rego.

 Em meados de 1912, chegou à Caála a linha do CFB, factor que contribuiu para o desenvolvimento do povoado, que, até então, não era mais do que um pequeno acampamento junto de uma antiga aldeia cujo soba se chamava Cahala Mbita, emergindo a partir desta altura como povoação.

A Caála pertenceu à circunscrição do Huambo, até 1922, tendo sido integrada, a partir do mesmo ano, na circunscrição do Lépi, criada pelo então governador provincial Norton de Matos.

Em 1929, ainda integrada na circunscrição do Lépi, teve o seu primeiro corpo administrativo denominado Junta Local e, no mesmo ano, foi baptizada de povoação de Robert Williams, por determinação do governo português.

Em 27 de Outubro de 1934, a circunscrição do Lépi ascendeu à categoria de Conselho da Caála, e, em Outubro de 1956, a sua Junta Local é transformada em comissão municipal. Dez anos depois, o seu corpo administrativo foi elevado à câmara municipal.

A partir do dia 10 de Março de 1970, a vila foi ligada à linha de condução da energia hidroeléctrica do Alto Catumbela, província de Benguela, o que trouxe enumeras possibilidades de desenvolvimento industrial e comercial.

No dia 15 de Julho de 1970, a Caála foi elevada à categoria de cidade pelo então governador-geral de Angola, tenente-coronel Camilo Augusto de Miranda Rebocho Vaz. MLV/JSV/ALH

 

 





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+