Dundo - O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, esclareceu, este sábado, que a construção da escola de sete salas de aula e do Hospital, recentemente inauguradas em Cafunfu, resulta de um financiamento da Sociedade Mineira do Cuango, no quadro das responsabilidades sociais das empresas mineiras.
Ernesto Muangala reagia a uma informação veiculada pela "Camunda News" que dava conta de que o governo local terá ocultado a fonte de financiamento dos projectos, alegando que fazem parte do pacote do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
"Quem construiu a escola e a unidade sanitária em Cafunfu foi a Sociedade Mineira do Cuango, como podem compreender esses projectos não foram erguidos com fundos do governo provincial nem da dministração municipal do Cuango,logo não estão enquadrados no PIIM" , disse.
Esclareceu que o governador provincial, o secretário de Estado para os Recursos Minerais e o Presidente do Conselho de Administração da Endiama EP.foram convidados para o acto de inauguração.
Informou que para o município do Cuango, foram inscritos três acções, a terraplanagem de 200 quilómetros do troço Cuango/Cafunfu/Loremo até a fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), a construção do Instituto Técnico de Saúde em Cafunfu, todas em curso, e um programa de Saneamento Básico.
"Esta é a verdade,pois hoje o sistema financeiro e/ou de contratação pública não permite a execução de acções não previstas no Orçamento Geral de Estado e os pagamentos são feitos após a apresentação e validação dos autos de medicação" , realçou.