Cuito – A governadora do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, reafirmou hoje, sexta-feira, a aposta no desenvolvimento socioeconómico da província, através da execução de projectos que visam a melhoria das condições de vida dos cidadãos.
A governante falava, em declarações à imprensa, no final da visita de trabalho que efectuou ao Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género e das Infra-estruturas e Serviços Técnicos, no quadro do seu programa de constatação do funcionamento dos organismos do Governo.
Nesta conformidade, assegurou a implementação do Plano de requalificação da cidade do Cuito e a vila do Cunje, aprovado recentemente pelo Presidente da República, João Lourenço, através do Despacho presidencial n.º 46/24.
Avaliado em 202 mil milhões, 823 milhões de kwanzas e os serviços de fiscalização no valor de cinco mil milhões, 395 milhões de kwanzas, o plano insere-se num vasto programa de construção de infra- estruturas integradas, requalificação e reconversão urbana a nível nacional, que está a ser implementado pelo Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, em coordenação com os governos provinciais.
De acordo com a governadora, o projecto está em curso, estando neste momento em fase dos procedimentos de contratação pública e que em breve se procederá o início dos trabalhos dos projectos que vai dar uma nova imagem das duas cidades.
Celeste Elavoco David Adolfo reiterou, igualmente, entre outras acções, a contínua execução de programa da expansão da rede de distribuição da energia eléctrica e água potável a nível da província, estancamentos de ravinas, reabilitação das vias de acesso para facilitar as trocas comerciais e circulação de pessoas, destruição de lotes de terra para a autoconstrução dirigida.
Por isso, apelou aos gestores públicos da província a continuarem a trabalhar unidos e comunicarem melhor com a população que requer de mais informação e esclarecimento possível para compreenderem sobre os planos de governação em curso e possam contribuir nos desafios de desenvolvimento da província.
Durante a visita, a governadora da província, que se fez acompanhar dos membros do Governo, foi informada das dificuldades, acções em curso e perspectivas dos dois sectores pelas respectivas responsáveis.
Para além do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género e das Infra-estruturas e Serviços Técnicos, a governadora, em funções desde o dia 15 de Julho, já visitou o sector da Educação e da Saúde.
A nível dos municípios radiografou os nove que compõem a divisão administrativa da região localizada no centro do país. VKY/PLB