Cacuaco – A Direcção Central de Combate aos Crimes Financeiros, afecto ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), apresentou à imprensa, nesta quinta-feira, em Luanda, um cidadão nacional, gerente interino de uma instituição bancária, por alegado roubo de 37 milhões e 800 Kwanzas.
Em declarações aos jornalistas, o subinspector de investigação criminal, Peterson Cassule, explicou que o envolvido é antigo funcionário do Balcão do Banco Económico sito no bairro da Estalagem, município de Viana, tendo subtraído os valores de uma conta de empresa privada e transferiu-os para as de outras pessoas.
Para dar credibilidade ao acto, prosseguiu, o antigo gerente interino emitiu documentos falsos de autorização de transferência bancária.
O responsável frisou que o suposto criminoso, de 47 anos de idade, depois de efectuar a transferência de forma indevida, localizava os beneficiários e se apossava dos valores monetários.
O subinspector de investigação informou, de igual modo, que o SIC continua a desenvolver um conjunto de diligências para determinar eventuais cúmplices, visando a recuperação do dinheiro ou dos bens adquiridos.
A acção ocorreu no ano de 2020. COF/DJ/SEC