Ondjiva – Os estudantes do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO), afecto à Universidade Mandume ya Ndemufayo, província do Cunene, foram informados, esta quinta-feira, sobre o papel e os futuros desafios da Agência Angola Press (ANGOP).
Durante uma palestra enquadrada na celebração do 49º aniversário da única agência de notícias no país, assinalado quarta-feira (30), foi feita uma abordagem histórica sobre o surgimento da agência de notícias desde 1975 até a presente data e dos passos que levaram a modernização digital, dos investimentos tecnológicos, entre outros, assim como sobre os futuros desafios, tendo sido prelectores os jornalistas Fabiana Hitalukua e Pedro Manuel, respectivamente .
Ainda sobre os desafios da ANGOP , o jornalista Pedro Manuel destacou o lançamento, em 2022, do Portal Multimédia que comporta conteúdos jornalísticos exclusivos para venda, como textos, áudios, vídeos, fotografias e infografia.
Esclareceu que o novo serviço de sistema fechado visa assegurar a arrecadação de receitas, mediante a venda de conteúdos exclusivos.
Sublinhou que a par dos conteúdos fechados, direccionados para a venda, a empresa continua a difundir, a título livre, conteúdos noticiosos de carácter institucional ou público, de forma gratuita e de interesse público.
Para o director adjunto da área Académica do IPO, Cláudio Mbange, a palestra foi uma mais-valia, pois além da missão da instituição de ensino do conhecimento científico, também tem o lado educativo dos estudantes virado para a formação de homens íntegros e transversais.
Referiu que os marcos da agência de notícias, desafios e perspectivas fazem parte do conhecimento que se deseja para que os estudantes, funcionários e o corpo directivo reúnam um leque de informações.
“Estamos gratos pelos conhecimentos transmitidos, esperamos que a ANGOP continue a crescer em termos de divulgação das informações que fazem parte do processo de desenvolvimento de uma nação”, realçou.
Por seu turno, a delegada da ANGOP no Cunene, Luísa Henriques, apontou os desafios que o Conselho de Administração tem estado a implementar em prol da modernização dos serviços e capacitação dos seus profissionais.
Reafirmou que um dos maiores desafios foi o lançamento, em 2022, do Portal Multimédia com conteúdos jornalísticos versando as grandes reportagens e entrevistas exclusivas.
Luísa Henriques apelou aos estudantes a consultarem o portal da ANGOP, no sentido de estarem mais informados sobre as realizações do Executivo angolano nos vários domínios como social, económico, cultural e desportivo.
A ANGOP foi criada em 1975, com o nome de Agência Nacional Angola Press (ANAP).
Em 1991, passou a emitir o seu trabalho 24 sobre 24 horas e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnicos. PEM/LHE/SEC