Lubango - A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) na Huíla retomou, nesta terça-feira, o processo de instalação de mil contadores pré-pagos, no município do Lubango, no quadro do programa de redução dos custos do consumo, que a instituição leva a cabo desde 2016.
Actualmente a empresa conta com 27 mil contadores pré-pagos montados nos municípios do Lubango, Matala, Quipungo, Lubango, Chibia e Humpata, segundo o porta-voz da ENDE, Yuri Chico.
Em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP, Yuri Chico realçou que trata-se de um projecto de âmbito nacional, que, de forma gradual, projecta até ao final do ano em curso conectar 50 mil novos clientes ao sistema em referência na Huíla.
Destacou que os mil contadores estão a ser montados no bloco X da centralidade da Quilemba e os restantes vão beneficiar alguns clientes dos bairros Hélder Neto, Dack-Doy e Casa Verde, no município do Lubango.
Segundo Yuri Chico, por haver já muitas solicitações para esse segmento em várias localidades da província, a ideia é descontinuar os clientes cujo pagamento do consumo de energia é feito por estimativa e aos poucos emigrarem todos para o sistema pré-pago.
A ENDE na província da Huíla, controla 104 mil clientes, dos quais 27 mil estão inseridos no sistema pré-pago há sensivelmente cinco anos. BP/MS