Menongue – A directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Cuando Cubango, Aída Pedro, afirmou sábado, em Menongue, que o Executivo vai continuar a trabalhar para a inclusão social das pessoas com necessidades especiais.
Ao intervir no acto provincial alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado sábado (três de Dezembro), a responsável lembrou que o Executivo tem gizado vários programas de protecção, promoção e integração de pessoas com deficiência no seio da sociedade.
“O Executivo tem trabalhado em colaboração com os seus parceiros sociais, entre os quais o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, para a melhoria das condições sociais desta franja. É neste âmbito que foi implementado o programa Kwenda, que visa o enquadramento social e económico destas pessoas”, salientou.
Na ocasião, a directora reconheceu que as pessoas portadoras de deficiência na região ainda enfrentam muitas dificuldades, augurando que as políticas gizadas pelo Executivo vão permitir, paulatinamente, garantir melhores condições sociais desta franja da sociedade.
“Reconhecemos que a situação social das pessoas com necessidades especiais na província não é das melhores, pois, além dos actos de discriminação, ainda enfrentam várias barreiras, entre as quais o acesso ao emprego e à habitação condigna. Contudo, estamos esperançados que dias melhores virão”, acrescentou.
O Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Cuando Cubango controla mais de sete mil pessoas portadoras de deficiência.