Cazenga - O novo presidente do Comité de Gestão do Orçamento Participativo do Kilamba Kiaxi, Agostinho Cataia Augusto, apontou como prioridades do seu mandato a execução de acções de iluminação pública, a construção de centros de formação profissional e de recreação.
Eleito esta sexta-feira, com 54 votos de um total de 119 delegados, para um mandato de três anos, o novo responsável considerou que o Kilamba Kiaxi tem vários problemas, daí a urgência em trabalhar com as comissões de moradores.
Para si, estes são órgãos encarregues de fazer o levantamento das questões e remeté-las ao comité, que vai avaliar e executar um determinado projecto.
Assim, enfatizou, o primeiro passo será reunir com as comissões de moradores para se definir as acções a serem executadas nos próximos três anos em prol do desenvolvimento das comunidades.
O orçamento Participativo visa envolver o munícipe na definição das despesas municipais e é executada ao abrigo do Decreto Presidencial nº234/19 de 22 de Julho, que concede um valor anual de 25 milhões de kwanzas a cada município.
Visa ainda promover uma gestão participada democrática e compartilhada dos recursos públicos, bem como estimular o exercício efectivo da cidadania.
Agostinho Augusto concorrente da lista A derrotou os seus contendores da lista B, José Dombala Neto, que obteve 47 e da lista C, João Maria Domingos, com 18 votos.
Participaram do acto eleitoral, 119 delegados, dos 144 possíveis, em acto que decorreu sob a supervisão de técnicos da Administração Municipal e do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado.
Kilamba Kiaxi é um dos nove municípios que constituem a área urbana de Luanda, localizada a cerca de 20 km a sul da capital de Angola. Integra os Distritos do Golfe, Palanca, Sapú e Nova Vida. É limitado pelos municípios de Talatona, Viana, Samba e Cazenga.
Tem uma área de 51,7 quilómetros quadrados e uma população estimada em um milhão, 167 mil e 997 habitantes de acordo com o censo da População e Habitação de 2014. HDC/SEC/VIC