Viana – O comandante municipal da Polícia Nacional em Viana, Gabriel Capusso, apelou, esta segunda-feira, nesta circunscrição, à participação da população na denúncia de actos ilícitos na comunidade.
Falando no encontro de auscultação dos conselhos e coordenadores das comissões de moradores do distrito urbano da Viana/sede, o sub-comissário disse que a informação da população é fundamental para a actuação da corporação.
"A Polícia Nacional (PN) está ao serviço da população, mas precisa da colaboração dos munícipes para melhorar a sua actuação e dar uma melhor resposta às ocorrências", explicou.
O oficial recomendou, entretanto, que os agentes devem por a sua segurança em primeiro lugar para depois assegurar o bem-estar da população.
Presidindo o evento, o administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, acrescentou que parte do problema da segurança pública está nas mãos da comunidade que deve colaborar com a PN para prevenir o cometimento de crimes.
De acordo com o responsável, as comissões de moradores são uma entidade de grande importância na execução das tarefas da administração, sendo que elas lidam directamente com os munícipes e devem participar tudo o que se passa na comunidade.
O administrador municipal referiu que o seu pelouro está disponível para receber qualquer informação que possa ajudar na administração de políticas que visem o bem-estar da população.
Encontros semelhantes já se realizaram nos distritos urbano da Baia, Estalagem, Kikuxi e na comuna de Calumbo.
Integram o município de Viana os distritos urbano do Zango, Baia, Vila Flor, Kikuxi, Vila/sede, Estalagem e a comuna de Calumbo. FCC/VIC