Cuito - A cidade do Cuito, capital da província do Bié, produz, diariamente, mais de 550 metros cúbicos de resíduos sólidos, que são depositados em locais impróprios, informou, neste sábado, o administrador municipal Abel Guerra Paulo.
O gestor falava no final da mega campanha de limpeza, promovida pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, no âmbito das festividades do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional.
Abel Guerra Paulo falou da necessidade de mudança de comportamento entre os cidadãos, incentivando uma postura cívica e o engajamento nas acções de limpeza e correcta deposição dos resíduos.
O município do Cuito enfrenta ainda o problema da falta de um aterro sanitária, apesar de possuir já um local para a construção do mesmo, situado na comuna do Cunje, a sete quilómetros da cidade.
Já o chefe de Departamento dos Serviços Comunitários do Governo do Bié, Fernando Cawende Sandulo, informou que a cidade do Cuito tem registado, de forma regular, actos de vandalização de contentores de lixos, comprometendo, deste modo, as acções de melhoria e manutenção do saneamento básico na urbe.
Apontou, como exempo, o caso dos contentores que estavam defronte ao Hospital Municipal Mártires do Cuito, localizado no bairro Piloto, que foram, recentemente, alvo de vandalização.
Essa situação, referiu, tem condicionado o depósito de lixo por parte dos moradores e consequente recolha pelas empresas operadoras, assim como tem gerado inúmeros prejuízos económicos ao Estado, por conta da necessidade da reposição destes meios.
Questionado sobre o contributo das grandes superfícies comerciais, enquanto maiores produtores de resilíduos sólidos, na facilitação da recolha de lixo, disse ainda não ser satisfatório, referindo que muitas delas se furtam em cumprir com os procedimentos exigidos, não obstante as constantes indicações que têm sido dadas neste domínio.
Sob o lema "Bié limpo, Bié Sustentável", a mega campanha de limpeza contou com a presença do vice-governador para o Sector Técnico e Infraestruturas, Edgar Marcelino dos Santos Hilário, em representação da governadora provincial.
Estiveram ainda outros membros do governo local, funcionários públicos, estudantes, religiosos e população em geral.
O objectivo foi reforçar a importância da colaboração de todos na preservação do meio ambiente, nos nove municípios da província.
Por exemplo, no Andulo, mais de mil cidadãos participaram na campanha, a nível local.
O administrador municipal, Justino Kassoma Covi, garantiu que vão continuar com acções que visam preservar e conservar o meio ambiente. VKY/PLB