Caxito – A província do Bengo pretende ter, nos próximos anos, uma qualidade de ensino diferenciado que seja referência no país e a nível de África, revelou hoje, sábado, em Caxito, o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Fernando.
Para atingir esse desiderato, tem estado a levar a cabo treinamentos quinzenais, de carácter especializado, com vista o reforço de competências dos professores nas Zonas de Influência Pedagógicas (ZIP).
De acordo com Manuel Fernando, a província conta com cerca de 98 ZIP que têm mais de quatro mil professores que participam nesse treinamento.
“É uma prática na província do Bengo onde os professores são agrupados por disciplina e nível de escolaridade. Hoje estamos a presenciar mais engajamento dos professores e isso tem estado a resultar na melhoria das aprendizagens”, referiu.
O responsável disse que com esse treinamento foi criada a figura do supervisor pedagógico que depois apresenta um relatório onde manifesta a constatação das insuficiências dos professores em sala de aulas e é submetido às direcções das escolas que por sua vez discute a arrumação dos temas.
Disse que pretende-se igualmente melhorar o desempenho dos alunos da província do Bengo, para a competição em pé de igualdade com todos os sistemas de ensino e preparar um homem capaz de responder os desafios e os desideratos do povo para a condução do futuro.
A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, visitou hoje, sábado, algumas ZIP no município do Dande e deu nota positiva a iniciativa.
Felicitou o Gabinete Provincial da Educação pela implementação desse projecto que em muito vai beneficiar todos os professores.
“Vimos que há muito entusiasmo e está a ser muito proveitoso esse treinamento nas ZIP, é um momento de interacção e troca de experiência entre os professores que ajuda a melhorar a qualidade de ensino na província”, explicou. CJ/PA