Talatona - O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) no Talatona rubricou, esta quinta-feira, em Luanda, um acordo de cooperação com o Instituto Médio de Gestão de Água e Preservação Ambiental (IMENHA), para a concessão de 150 bolsas de estudo interna.
A referida instituição escolar lecciona os cursos de gestão do sistema de informática, abastecimento de água, tratamento de esgoto, técnicas de obras de construção civil, gestão ambiental e máquinas e motores.
Em declarações à imprensa, a directora- geral do “IMENHA”, Ana Caalo, frisou que pretendem colaborar com o CNJ na implementação de um projecto social que visa beneficiar jovens sem capacidades financeiras para custear os estudos.
De acordo com Ana Caalo, o acordo rubricado vai contemplar 150 jovens que passarão a beneficiar de formação técnica média.
Por sua vez, o director executivo da comissão do Conselho Municipal da Juventude do Talatona, Dieudonne Pascoal, disse que a sua instituição trabalha para o empoderamento dos jovens, mediante elevação das suas aptidões e competências.
“Este memorando constitui uma amostra clara do estímulo que fazemos para a elevação da formação académica da nossa juventude”, referiu.
Em relação à parceria, informou que em princípio prevê o encaminhamento de cerca de 150 jovens em bolsas comparticipadas e 25 que virão para bolsas gratuitas integrais.
O acordo tem a duração de quatro anos, período normal de uma formação média técnica.
O Conselho Municipal da Juventude é uma estrutura representativa do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), uma plataforma juvenil de carácter nacional, sem fins lucrativos que congrega diferentes tipos de organizações e associações juvenis.
O IMENHA é uma instituição técnica média profissional que foi fundada em 2016. Possui 12 salas de aulas e mais de 200 alunos. VS / OHA