Cuito – O secretário municipal do MPLA do Cuito, Abel Guerra Paulo, apelou hoje, sábado, aos militantes do seu partido para uma participação activa no Censo Geral da População e Habitação 2024, de modo a contribuir para o êxito do processo censitário.
O dirigente partidário fez este apelo no final da marcha municipal de apoio ao Presidente do MPLA e da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, bem como da Nova Divisão administrativa do país, realizada no interior desta cidade.
Na ocasião, lembrou aos presentes sobre a importância da realização do Censo, por ser um processo que tem como objectivo a elaboração de um plano de desenvolvimento e da população, visando uma maior gestão do país dos recursos.
Por essa razão, disse que os militantes são chamados a colaborar com os agentes censitários para que o município saia do processo com dados credíveis, de modo a ajudar o Governo a planificar melhor e executar bem os programas que visam o desenvolvimento do país e a melhoria das condições de vida da população.
A respeito dos objectivos da marcha, referiu que o MPLA no Cuito reafirma o seu total e condicional apoio ao seu Presidente e da República nas suas acções de governação para a garantia do bem-estar dos angolanos.
Na ocasião, destacou os avanços da acção governativa do MPLA e no seu líder no município, consubstanciados no desenvolvimento do sector da educação e do ensino superior, em particular, da cultura, alargamento da rede de distribuição de energia eléctrica e água potável, assim como a reabilitação das estradas e outros projectos que devolveram a esperança de vida dos habitantes da região que no passado foi totalmente destruída durante o conflito armado.
Por conta disso, o político condenou, ainda na ocasião, os actos de vandalização dos bens públicos no município, por comprometerem os desafios de desenvolvimento da municipalidade, capital da província do Bié, localizada no centro de Angola.
Durante o seu discurso, Abel Guerra Paulo vez saber, igualmente, que o seu partido no Cuito apoia a iniciativa da Nova Divisão Administrativa do país, aprovada recentemente pela Assembleia Nacional, por ser uma medida que vai permitir a afectação de mais recursos, quadros e serviços sociais básicos em todo território nacional.
Na sua visão, a decisão é oportuna, a julgar pela elevada extensão territorial do país que em grande medida tem dificultado a aproximação dos serviços sociais e económicos junto das populações nas zonas recônditas.
A marcha percorreu a avenida Joaquim Kapango e contou com a participação de centenas de militantes do Cuito.
Jornalistas sensibilizam vendedores e taxistas a aderirem ao censo no Bié
Ainda neste sábado, jornalistas de diversos órgãos de comunicação social públicos e privados realizaram hoje uma campanha de sensibilização e educação sobre o Censo da População e Habitação 2024, de forma que os vendedores e taxistas aderem ao processo.
A actividade foi promovida pelo Sindicato de Jornalistas Angolanos (SJA).
Na ocasião, o secretário provincial SJA no Bié, Edson Vieira, salientou que, durante a campanha, os profissionais da comunicação social pediram aos vendedores e taxistas a receberem os agentes censitários com dignidade, fornecendo os dados reais fiáveis, de forma a engrandecer o êxito do processo. VKY/AS/PLB