Chinjenje – Quarenta e cinco quilómetros de estradas secundárias do município do Chinjenje, província do Huambo, começaram a ser terraplenados, esta terça-feira, pela Casa Militar do Presidente da República, em parceria com o Governo local.
O lançamento da empreitada, enquadrada no plano emergencial de reabilitação das estradas secundárias da província do Huambo, foi orientado pela governadora Lotti Nolika, na presença do comandante da Região Militar Centro, tenente-general Paulo Silva Xavier.
A obra, com previsão de execução de 30 dias, para além de abranger as vias de produção agrícola do Chinjenje à ombanla Yecumba, na comuna da Chiyaca, inclui, igualmente, a reabilitação de 37 pontes.
Do Kit de terraplenagem a ser usado consta, entre outros, Bulldoze, moto niveladora, pá-carregadora, giratória, cilindros, caminhões de rega e basculantes e porta-máquinas.
Na ocasião, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, disse ser um momento de grande satisfação para as autoridades e a população local, que vê atendido “o seu grito de socorro” pelo Executivo angolano.
Informou que o plano emergencial de reabilitação das estradas secundárias da província vai abranger oito municípios e 16 bairros da sede do Huambo, num total de mais de 470 quilómetros.
Trata-se dos municípios do Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo e Ucuma, com o objectivo de facilitar a livre circulação de pessoas e bens, sobretudo, o escoamento dos produtos agrícolas do campo à cidade.
Quanto aos 16 bairros da sede do município do Huambo, constam o Benfica, Bomba Alta, Bom Pastor, Cavongue, Calilongue, Capango, Fátima, Sassonde 1,2 e 3, Macolocolo, Pilha Seca, São Luís, São Pedro, Vila graça e a Rua do Comércio.
A governante disse serem obras que vão dar avanços significativos à província do Huambo, pelo facto de reduzirem as dificuldades de circulação, principalmente, nas vias agrícolas.
Referiu que, tendo em conta as dificuldades de circulação, muitos produtos agrícolas têm apodrecido no campo, por isso, com o passo iniciado, tal situação ficará ultrapassada e aumentar-se-á a produção e a efectivação das trocas comerciais entre os camponeses.
A província do Huambo é composta por 37 comunas, das quais 11 constituem as sedes municipais e ligadas por estradas asfaltadas, enquanto as demais 26 têm vias de acesso às secundárias, que apresentam na sua maioria, dificuldades de circulação.
O município do Chinjenje, localizado a 118 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, com duas comunas, Chyaka e Sede, tem uma população estimada em 41 mil 238 habitantes, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de Angola. ZZN/ALH