Menongue – Sessenta e oito pessoas, entre crianças e adultos, foram atacadas por cães vadios nas ruas da cidade e periferia de Menongue, Cuando Cubango, entre os meses de Janeiro a presente data, uma situação que preocupa os munícipes.
O facto foi avançado esta terça-feira à ANGOP, pelo chefe de departamento provincial do Instituto dos Serviços de Veterinária (ISV), Benedito Tximalha Isaac, tendo informado que em média uma a três pessoas acorrem a instituição a fim de ser vacinada, por presumir que estes animais sejam portadores de doença da raiva.
O responsável assegurou que os casos de mordeduras têm maior incidência na cidade e nos bairros periféricos de Menongue, como Tchivonde, Azul, Cunha, Castilho, Popular, Saúde, Pandeira, Tomás, Hoje-ya-Henda, Júbileu,Banda Velha,Boa Vida e outras localidades.
Explicou que por falta de cuidados destes animais, parte dos proprietários, muitos atacam as pessoas sem ladrar, o que põe em risco a vida dos transeuntes.
Benedito Tximalha Isaac lançou um repto à administração de Menongue, no sentido de desencadear uma campanha de recolha de cães sem dono, para devolver a segurança aos cidadãos que circulam nas ruas da cidade e bairros desta urbe.
Durante o mesmo período, avançou, foram vacinados 117 cães, levados pelos os seus donos.