Luena - O bispo da Diocese de Luena, Dom Martin Lasarte, condenou, este sábado, o fenómeno de profanação dos cemitérios e desrespeito aos mortos.
O prelado católico na celebração da missa no Dia dos Finados, decorrida no Cemitério Municipal do Moxico, tendo condenado a atitude de pessoas que vandalizam as campas com o intuito de retiram ferros e outros adornos, para fins lucrativos.
Dom Lasarte apela às famílias a serem escolas de valores e promotoras de atitudes e qualidades positivas, incutindo aos membros o respeito pelos mortos.
A missa foi prestigiada pela presença do governador do Moxico, Ernesto Muangala, que no final homenageou antigos gestores públicos e líderes religiosos da província com a deposição flores nos respectivos túmulos.
Teve a presença de centenas de fiéis católicos e pessoas de outras crenças, depois da campanha de limpeza e embelezamento efectuada pelos familiares ao campo santo.
O Dia dos Finados ou Dia dos Mortos, é celebrado desde a idade média com objectivo relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como rezar pela alma deles.
Neste dia, milhões de pessoas vão aos cemitérios para homenagear os ente-queridos com rituais de orações, cânticos entre outros. LTY/TC/YD