Uíge - O 1.º de Agosto reforçou este sábado, na cidade do Uíge, a segunda posição do Campeonato Nacional de Futebol "Girabola2024/25", com 17 pontos, após vencer o Carmona Sport Clube do Uíge, por 1-0, em jogo da 8ª jornada.
O jogo, que levou mais de quatro mil espectadores ao estádio municipal 4 de Janeiro, ficou marcado pela má arbitragem de Ernesto Magalhães.
O resultado reforça o segundo lugar do conjunto militar, com 17 pontos, menos 4 que o líder Petro de Luanda, enquanto o Carmona Sport Clube do Uíge é o 11º colocado, com 6 pontos.
Num arranque prometedor, o clube "militar" marcou um golo madrugador por César, aos dois minutos, na sequência de uma distração do conjunto local.
Apesar de o árbitro do encontro Ernesto Magalhães não ter assinalado duas grandes penalidades para o conjunto local, o Carmona Sport Clube do Uíge não se deixou intimidar e tentou dar uma resposta assertiva com vários ataques promovidos por Stanick e Gineby, mas sem sucesso.
Todavia, a restante meia-hora da primeira parte pouco contou, com as equipas a trabalharem muito no centro do meio-campo.
No arranque da segunda parte, assistiu-se um jogo muito preso no centro do terreno, com algumas raras incursões no meio-campo adversário, que nunca ameaçavam, de facto, as respectivas balizas.
No entanto, diga-se que essas raras incursões partiram quase todas dos homens da casa, com excepção de uma ou outra tentativa do conjunto forasteiro.
A formação de Abel da Conceição foi quem mais ameaçou a baliza contrária, com os atacantes a não terem a serenidade necessária para finalizar nas redes de Neblú.
Em devantagem, o técnico Abel da Conceição operou substituições sem atingir o objectivo de igualar a partida e, quem sabe, vence-la.
Com o passar do tempo, parecia que estava tudo montado para mais uma derrota do Carmona Sport Clube do Uíge.
Aos 90+6 minutos, Mavambu, de livre, falhou o alvo que daria o empate.
Até ao final da partida, o 1.º de Agosto soube ter a astúcia e controlo necessários para conservar a magra vantagem, enquanto o Carmona procurou mais com "coração" do que "cabeça" um tento que lhe desse um empate ao menos.
No entanto, o marcador já não sofreu qualquer alteração até ao apito final.
Reações
Visivelmente irritado com actuação de Ernesto Magalhães, árbitro principal do jogo, o técnico do Carmona Sport Clube do Uíge, Abel da Conceição, considerou ter sido um desafio muito difícil, onde seus jogadores disputaram o jogo de forma aberta com o clube "militar".
"Dizer que tem que haver um bocadinho de coragem, porque as equipas pequenas também trabalham, também lutam e são as mais sacrificadas. Tem que haver imparcialidade", argumentou.
Para o treinador do 1.º de Agosto, Filipe Nzanza, que reconheceu a má arbitragem, a sua equipa ganhou bem, apesar da persistência do Carmona Sport Clube do Uíge.
"O árbitro inclinou o campo. Penso que nós 1.º de Agosto não merecemos isso. Somos uma equipa grande e merecemos respeito", finalizou.
Face à situação, os adeptos atiraram-se contra a equipa de arbitragem, tendo, na ocasião, arremessado vários objectos ao recinto de jogo, marcando assim pela negativa o duelo que seria uma festa.
Na próxima jornada, a 9ª, o Carmona Sport Clube do Uíge vai à Lunda Norte defrontar o Sagrada Esperança local, enquanto os "militares" da capital recebem os "militares" da Huíla (Desportivo da Huíla). JAR