Luanda - Assinala-se esta terça-feira, 21, o Dia Mundial da Televisão, data proclamada, em Dezembro de 1996, pelas Nações Unidas, após a realização do primeiro Fórum Mundial de Televisão.
A primeira transmissão de TV em Angola aconteceu em 1962, nas instalações da Rádio Clube do Huambo (na época, Nova Lisboa). Houve novas tentativas em 1964, em Benguela, e em 1970, em Luanda.
Tais emissões, porém, não tinham autorização do governo colonial. Na época, a legislação portuguesa dava à RTP o monopólio da exploração do serviço nas colónias.
Em 1969, o Ministério do Ultramar começou a estudar a implantação da televisão nas colónias. A comissão viria a autorizar a criação de companhias mistas em 1973. Surgiu assim a RPA/TPA - Radiotelevisão Portuguesa de Angola, fundada em 1 de Fevereiro de 1974, com sede em Luanda.
As transmissões regulares, porém, começaram em 18 de Outubro de 1975, já durante a transição política e com a emissora renomeada: em vez de "Portuguesa", passou a ser "Popular".
A emissora foi nacionalizada em 1976 , passando a se chamar TPA - Televisão Popular de Angola. Mais tarde, seria novamente renomeada, passando a se chamar Televisão Pública de Angola.
A primeira transmissão a cores aconteceu em 1983. Actualmente existem quatro canais televisivos em sinal aberto, os públicos TPA 1 e 2, e a emitir via satélite a TVZimbo, Banda Tv, ZAP e a Rede Girassol. EH/ART