Luanda - A Agência de Protecção de Dados (APD) solicitou à META, empresa proprietária do WhatsApp, esclarecimentos sobre as violações de contas privadas neste aplicativo no país, para salvaguardar a privacidade dos dados dos utilizadores angolanos, soube, este sábado, a ANGOP.
Segundo uma nota, a META confirma a recepção de reclamações de utilizadores angolanos, cujas contas foram comprometidas e garante fornecer à APD e aos utilizadores os recursos necessários para lidar com essas preocupações.
Neste sentido, de modo a garantir a segurança das contas no WhatsApp, a META recomenda os utilizadores no sentido de reverem regularmente os dispositivos associados ao WhatsApp, "indo para as configurações, a fim de poderem identificar eventuais dispositivos suspeitos".
Os utilizadores não devem partilhar o seu código de registo ou PIN de verificação da funcionalidade designada “verificação de dois passos” com outras pessoas, nem mesmo com amigos ou familiares", lė-se no documento.
Sublinha que se os utilizadores receberem e-mails ou mensagens de texto não solicitadas, a pedir a alteração do PIN de “verificação de dois passos” ou o código de registo de conta do WhatsApp, devem evitar clicar em qualquer link sugerido pelo contactante, porque podem ser tentativas de clonagem da conta.
A META esclarece que o WhatsApp não consegue desativar contas em nome dos utilizadores, nem proceder à desativação remota de outro dispositivo (telemóvel, computador ou tablet associado a conta).
Na nota, a APD aconselha aos utilizadores para, em caso de registo de algum incidente de segurança nas contas do WhatsApp, a apresentarem queixa aos órgãos de investigação criminal e a comunicarem à Meta através do centro de ajuda disponível no aplicativo.
A APD garante continuar a trabalhar com a META para a garantia da privacidade dos utilizadores no WhatsApp.
A Agência de Protecção de Dados foi criada em 2019 com o objectivo de fiscalizar as instituições públicas e privadas que tratam de dados pessoais dos cidadãos.MCN