Cuito - Uma anciã de 75 anos de idade morreu e sete outros membros da mesma família desmaiaram, sábado último, no município do Cuemba, na providência do Bié, após a ingestão de uma bebida caseira supostamente envenenada.
O caso, ocorreu no bairro Capango, arredores da sede municipal do Cuemba, onde uma cidadã ao confeccionar uma bebida caseira vulgo (kissangua), na falta de açúcar, entendeu adicionar um sumo denominado "caveneno", que após o consumo, provocou disenteria e desmaios aos membros da família.
A informação foi avançada hoje, domingo, pelo porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Bié, Simão Lucas Londaca, sublinhando que as vítimas encontram-se internadas a receber cuidados médicos no hospital municipal.
Simão Lucas Londaca afirmou que a suposta causadora do envenenamento, que, por sinal, é filha da vítima mortal está detida.
A mistura do sumo vulgarmente conhecido "caveneno" na kissangua, é um procedimento que vem sendo utilizado com frequência pela população nas comunidades da região nos últimos tempos, na carência do açúcar.
Este é o primeiro caso do género que resulta em morte na província do Bié. AS/BAN/MS