Bailundo – A administração da comuna da Bimbi, a 65 quilómetros da vila municipal do Bailundo, província do Huambo, dispõe desde hoje, terça-feira, de um edifício moderno, inaugurado pelo governador provincial, Pereira Alfredo.
A inauguração do imóvel enquadrou-se nas comemorações do Dia do Herói Nacional, António Agostinho Neto, que hoje assinala.
O edifício, devidamente apetrechado com meios modernos, com realce para computadores conectados à rede internet, contempla gabinetes para o administrador local e seu adjunto, secretaria-geral, sala de reunião, serviços de fiscalização, dos registos e modernização administrativa, entre outras secções.
A infra-estrutura, construída com fundos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios do (PIIM), num investimento de 75 milhões, 580 mil e 458 Kwanzas, possui todo o aparato necessário para o bom funcionamento da administração da comuna, sobretudo, no que respeita à resolução dos problemas sociais e económicos da população.
Trata-se de um projecto iniciado em 2013 no âmbito do Programa de Combate à Pobreza e migrado, em 2019, para o PIIM, com o objectivo de atender o compromisso do Governo da província do Huambo, na melhoria das infra-estruturas administrativas, para uma melhor aproximação dos serviços aos cidadãos e, ao mesmo tempo, elevar as condições de trabalho dos quadros locais.
Na ocasião, o governador Pereira Alfredo sinalizou que a elevação da comuna do Bimbi a categoria de município, no quadro da nova Divisão Político-Administrativa, já em Diário da República, vai trazer inúmeros ganhos à população local, pois terá autonomia própria e deverá beneficiar de infra-estruturas integradas, com foco na aproximação dos serviços sociais a toda comunidade.
A comuna do Bimbe, ainda uma das cinco que compõem o município do Bailundo, tem uma população estimada em 41 mil 218 habitantes, na sua maioria camponesa familiar, distribuída em 66 aldeias, que perfazem mil e quatro quilómetros quadrados.
Reza a história que o nome Bimbi surge em homenagem a uma das primeiras habitantes da localidade, conhecida por Mbimbi e muito activa no comércio. ALH