Icolo e Bengo - A população da centralidade do Zango 5, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, conta agora com o primeiro mercado informal na zona, aberto hoje, quarta-feira, pelo administrador municipal, Nelson Funete.
O mercado construído numa área de três hectares, dispõe de 86 lojas e 300 bancadas para vendas de produtos diversos, desde bens alimentares, bebidas, mobiliário, eletrodomésticos e muito mais.
O espaço que junta agora vendedores ambulantes que exerciam a sua actividade na Centralidade, é resultado de uma parceria com a construtora angolana Cris Rossamba.
No acto de abertura, o administrador municipal de Icolo e Bengo, Nelson Funete, disse que a entrega do mercado é o cumprimento de uma promessa feita em Dezembro deste ano, aos moradores da centralidade.
"Este passo mostra que estamos compenetrados em resolver os problemas da população, neste caso, os moradores do Zango 5", referiu o responsável.
O administrador apelou aos vendedores e moradores a manterem a higiene do mercado, para a prevenção de doenças e garantia de alimentos saudáveis.
Por seu turno, a empresária, Cris Rossamba, a construtora do mercado, disse que as condições para acomodar os vendedores estão criadas, esperando apenas pela ocupação dos espaços.
A centralidade do Zango 8000 é um projecto habitacional desenvolvido no Município do Icolo e Bengo, concebido para albergar uma população estimada em 48 mil habitantes, que ocupam os 8 mil fogos. CLAU/AJQ