Huambo – O vice-governador da província do Huambo para o sector Político, Social e Económico, Francisco Jamba Kata, reconheceu, nesta quinta-feira, o sacrifício consentido diariamente pelos enfermeiros na prestação de cuidados de saúde humanizados e de qualidade.
Segundo o responsável, que falava na abertura do I Simpósio de Enfermagem nesta região do Planalto Central, não obstante o facto de trabalharem, algumas vezes, em condições difíceis, estes profissionais têm sabido interpretar com zelo e dedicação a missão de salvar vidas.
Francisco Jamba Kata referiu que a realização do Simpósio Provincial de Enfermagem demonstra o espírito de missão e o sentido patriótico dos enfermeiros, para além de abrir um horizonte de esperança na criação, por parte do governo, de melhores condições de trabalho.
O vice-governador acrescentou que o encontro abre, igualmente, um espaço para que se analise, de forma conjunta, o presente e o futuro dos enfermeiros de Angola, com foco na melhoria dos indicadores de saúde na província do Huambo.
Nesta conformidade, encorajou-os a prosseguir com a mesma dedicação, empenho e sacrifício, primando pela ética e deontologia profissional na humanização do atendimento aos pacientes, para que a enfermagem seja cada vez mais reconhecida nas comunidades.
Já o bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Paulo Luvualo, disse que o evento visa, acima de tudo, encontrar caminhos para a melhoria da qualidade da assistência sanitária da população.
Referiu que o encontro, com término previsto para sexta-feira, vai servir para a troca de experiência entre os profissionais de várias províncias do país, visto que muitos destes ainda não sabem manusear alguns meios colocados à disposição nos hospitais públicos.
Paulo Luvualo espera que o Estado continue a melhorar as condições de trabalho da classe de enfermagem, principalmente para os que trabalham em zonas longínquas.
Entretanto, reconheceu os investimentos feitos pelo Executivo na construção de novos hospitais e admissão regular de novos profissionais, com vista a aliviar a classe nas horas de trabalho.
Sob lema “Unidos conjuguemos esforços para uma assistência de qualidade”, o evento, no qual participam 250 profissionais de enfermagem, vai analisar, entre outros, temas como “Multidisciplinaridade e humanização no contexto da reabilitação física”, “Acolhimento de pacientes e classificação de risco” e “Gestão do tempo na enfermagem”.
O Conselho Provincial de Enfermagem do Huambo controla oito mil 167 profissionais, dos quais 276 entraram nos dois últimos concursos públicos recentemente realizados pelo Ministério da Saúde.