Sumbe - A directora Nacional dos Hospitais, Engrácia Mozinha, reafirmou hoje, sexta-feira, no Sumbe, província do Cuanza Sul, o compromisso dos profissionais para a humanização dos serviços de saúde.
A responsável fez este pronunciamento no encerramento do seminário sobre cuidados intensivos e emergências médicas, onde destacou que a observância da ética e a qualidade da prestação de serviço, ajudam na recuperação dos pacientes.
“ Devemos reproduzir os conhecimentos adquiridos nas unidades onde estamos colocados transmitindo os conhecimentos aos outros profissionais para todos estarem em sintonia falando a mesma língua”, disse
Recomendou aos médicos a trabalhar sempre afincadamente com empenho e dedicação no sentido de alcançar os objectivos que se prendem em salvar vidas humanas.
Durante cinco dias, os participantes abordaram temas relacionados com abordagem holística da urgência emergência nas unidades intensivas, actuação de enfermagem perante um paciente crítico, insuficiência da via área e oxigenação, insuficiência respiratória aguda e choque.
A sépsis e choque séptico, malária, monitorização invasiva e não invasiva bem como manejo de bombas e seringas, suporte básico de vida e sedação, analgésica e bloqueio neuromuscular, fizeram parte da agenda do seminário.
A formação contou com a participação de enfermeiros e médicos provenientes dos 12 municípios da província