Sumbe – Pelo menos 26 parturientes internadas na Maternidade provincial do Cuanza-Sul receberam hoje bens diversos, para colmatar as dificuldades com que se debatem, numa iniciativa do gabinete local da Acção Social, Família e Igualdade do Género.
Dos bens distribuídos pela responsável do gabinete, Cândida Dias dos Santos, constam cobertores, fraldas descartáveis, detergentes, entre outros.
Em declarações à imprensa, Cândida Dias dos Santos, disse que a deslocação à maternidade serviu para interagir com as parturientes, prestar solidariedade e apoio institucional.
“Aproveitamos a ocasião para ouvir os casos que chegam à maternidade sobre as violações de menores e a necessidade da feitura do registo civil logo ao nascer”, explicou.
Por sua vez, a directora da maternidade, Francisca Kuaya, agradeceu o gesto e afirmou que os apoios trazidos vão colmatar as necessidades, sobretudo, das parturientes idas dos municípios do interior, pois muitas delas vêem desprovidas de quase tudo.
A responsável lembrou que a insitituição carece de uma ambulância, um médico psicólogo, gineco-obstetrícia, neonatologia, anestesistas, cirurgião geral, porque muitos destes serviços tem sido com recurso ao Hospital provincial do Cuanza-Sul 17 de Setembro.
A maternidade conta com mais de 100 camas, 18 médicos e 66 enfermeiros que prestam serviço à gestantes, puérpera e recém-nascidos. Cij/Lc/ALH