Lubango - O Hospital Psiquiátrico da Huíla (HPH) lançou nesta quarta-feira, na cidade do Lubango, o seu site oficial com o serviço de teleconsulta, durante a sua primeira participação, na 31ª edição da Expo-Huíla.
O objectivo é promover mais saúde mental e permitir que os utentes tenham uma ferramenta de acesso aos serviços, sem sair de casa.
Trata-se do hplubango.com que dá ao paciente a possibilidade de deixar de deslocar-se à unidade para ter um acompanhamento médico em psiquiatria ou a de psicologia clínica, segundo o administrador do hospital, Idezibal Aldino.
Em declarações à ANGOP, ao falar da iniciativa, a fonte afirmou ser um site em fase experimental há dois meses e para além da possibilidade do utente fazer teleconsulta, poderá conhecer o potencial do hospital.
Explicou que para um possível paciente com a intenção de fazer uma teleconsulta deve fazer a sua inscrição, o hospital recebe o cadastro e marca a consulta pretendida.
HPH promove consultas médicas gratuitas durante exposição
Durante os cinco dias da Expo-Huíla, a unidade está a promover consultas para os utentes, de psiquiatria e psicologia, bem como a realização de análises clínicas, atendimento medicamentoso, tudo dentro daquilo que é o normal funcionamento do hospital psiquiátrico, de forma gratuita, a fim de alertar à população, da necessidade de cuidar da saúde mental.
Idezibal Aldino referiu que levaram o funcionamento do hospital à Expo-Huíla, como forma de promover mais a saúde mental e para tal actividade contam, no local, com dois médicos psiquiatras, dois psicólogos, cinco enfermeiros, assim como técnicos de analises clinicas e de farmácia.
O Hospital Psiquiátrico da Huíla é uma unidade de referencia terciária, estabelecida em 1986, na povoação do Poiares, comuna da Arimba, 37 quilómetros do centro urbano. Ocupa uma área coberta de mil 835,25 metros quadrados e não coberta de 11 mil 995,60 metros quadrados.
A Expo-Huíla, a maior bolsa de negócios do Sul de Angola, que decorre até domingo, 18, conta com mais de 400 expositores, representantes de mais de 300 empresas, nacionais e estrangeiras. EM/M